Já passamos da primeira quinzena de dezembro e pergunto a você: já começou a sua lista de resoluções para 2025?
Para os que costumam fazer, o que tem de diferente da lista que fez para 2024? Tem algo diferente do que colocou nos últimos 5 anos?
Vou dar um exemplo: na sua lista tinha o item que cuidaria mais do seu corpo? Cuidar do corpo pode ser começar a academia, alimentação mais saudável, mudança no visual, parar de fumar, emagrecer…
Você sabe o que te motivou escrever esse tópico na sua lista de resoluções e o mais “perturbador” o que te fez não cumprir o que escreveu que faria, inclusive nos anos passados?

Durante o final de ano, existe a tendência de nos “contaminarmos” com esse impulso de mudança que é tão poderoso que, se não estiver atento e presente, você pode estabelecer metas agressivas como emagrecer 20kg em X meses sendo 100% sedentário e sem vontade nenhuma de iniciar o processo de mudança. Você sabe que não haverá comprometimento de sua parte porque não está ali o seu querer e sim o querer do grupo que está inserido.
Para entender melhor esse impulso você precisará assimilar o que é a confiança e quais as suas camadas:
Confiança vem do latim ‘ confidere’ que significa acreditar plenamente com firmeza. O sufixo ‘fidere‘ significa fé, por isso confiar é usado como sinônimo de fé.
A primeira camada da confiança é esse impulso que nos impele a fazer a lista de resoluções entusiasmado pelo que todos estão fazendo, mas sem força para continuar. Coloco a lista de final de ano, mas isso nos acontece o tempo todo.
Confiança é um estado mental.

Para concluir os itens da sua lista você precisa entender que a confiança é um estado mental, sendo assim, você precisa ser confiante e não estar confiante.
Quando seu estado mental se consolidar no ser confiante te fará transicionar dessa primeira camada que é superficial para a segunda camada que é a confiança controlada.
O segredo é focar nas suas habilidades para chegar ao próximo nível.
Na confiança controlada vai nascendo a autoconfiança de quem está indo para algo novo e é super natural sentir a insegurança em se deparar com esse novo, mas o segredo será focar nas habilidades que você já tem, buscando ampliar as suas capacidades e atitudes que te conduzirão da melhor maneira possível nesse próximo nível.
O que fazer para finalizar as resoluções da sua lista?
Primeiro planejamento. Fracionando as etapas para não perder a “fé” que vai chegar lá. Assim se sentirá motivado e faça questão de comemorar cada pequena conquista.

Tenha em mente que no novo não há momento propício, apenas ação. Se passar pelo medo e agir mesmo com ele, chegará a consciência superior (terceira camada), pois na segunda camada você se forçará a passar pelos obstáculos que libertará o seu cérebro das limitações autoimpostas alterando assim seus padrões cerebrais.
Em termos práticos, você estará aberto para possibilidades nunca antes pensadas.
Dentro da terceira camada – a camada da consciência superior, existirá um novo padrão de pensamento que ficará atuante mesmo quando você não estiver consciente dele. Você estará em fluxo e não precisará sentir o peso da resistência que te impede de agir.
Dessa forma, desejo que você passe pela primeira camada olhando com sincera intenção de realizar o que colocou na sua lista, cruzando a segunda camada autoconfiante e destruindo cada objeção, resistência e medo que te levará para a terceira camada onde as possibilidades são infinitas.
Que sua lista esteja em congruência com a pessoa de agora que se compromete com sua própria mudança e evolução.
E vamos todos buscar esse lugar do Novo, do ilimitado, do que ainda não conhecemos!
Foto de Estée Janssens na Unsplash