Last updated on 4 de outubro de 2024

O foco do Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, mas nossa abordagem aqui será também para os meses de outubro a agosto, considerando o cuidado emocional e psicológico o ano inteiro.
Vamos fazer um exercício de reflexão: quantas pessoas você conhece que já enfrentaram transtornos como depressão, ansiedade ou bipolaridade? E você mesmo, já se identificou com algum transtorno?
O preconceito e o peso que colocam sobre o cuidado emocional e psicológico, frequentemente, dificulta o apoio e a busca por suporte terapêutico.
Quantas pessoas próximas a você estão fazendo uso de medicamentos controlados?
O fato é que as pessoas estão cada vez mais adoecidas, vulneráveis e incapsuladas nas próprias dores, mesmo com o mundo na “palma das mãos”.
Você será a pessoa que acolherá o outro ou se acolherá o ano inteiro?
Está disposto a realizar esse exercício de empatia, sem julgamentos?

Saiba que, independente de ser para você ou para outra pessoa, existem muitas opções e formas de apoio, incluindo o suporte especializado e a possibilidade de iniciar o uso de medicamentos, se necessário.
O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que oferece 29 técnicas terapêuticas com o objetivo de complementar o tratamento médico convencional https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pics/recursos-teraupeticos.
Existem também técnicas terapêuticas on-line para as pessoas que buscam um pouco mais de privacidade: https://www.alquimiadocoracao.com.br/
O importante é buscar ajuda quando sentir necessidade.
Que Setembro se transforme em um símbolo de vida e luz, e que você esteja em um estado de bem-estar que permita perceber toda essa luz ao seu redor.
Permita-se curar tanto o corpo quanto a mente, e, desse modo, expandir sua própria luz para iluminar a vida dos outros.
Que este Setembro desperte a vida que há em você!